FOTOGRAFIA e Produtos

Desde que ingressei na fotografia profissional passei a observar de forma mais crítica a maneira com que produtos em geral são apresentados. Um dos trabalhos que mais gostei de realizar foi para uma confiserie chamada Pandora. Passei algumas horas clicando chocolates e outras delícias e foi ao mesmo tempo divertido e trabalhoso, pois as luzes da mesa de still aqueciam o ambiente e acabavam por derreter os bombons. No final da sessão de fotos pude degustá-los à vontade !!!

Me chama a atenção os anúncios de carros e apartamentos pela internet. Confesso que algumas fotos mais depreciam o produto do que o vendem. São imagens realizadas por amadores que não se preocupam com a iluminação, enquadramento e apresentação adequada do produto. O resultado acaba reduzindo ou eliminando qualquer esperança de negociação. A partir dessa constatação fiz algumas propostas para revendedoras de automóveis. Os gerentes ficam impressionados com o resultado, mas não estão dispostos a investir na fotografia profissional. Uma economia na minha opinião, infeliz, pois a valorização do produto, seja ele um bombom ou um automóvel é a estratégia ideal para provocar o desejo de consumo.

Leia mais»

Patagônia: o livro

Sim estamos na era digital, mas sou daqueles que gosta de folhear, de sentir o aroma do livro e o som do virar de páginas. Por isso invisto na encadernação de minhas fotos. Foi assim há dois anos com o livro NASCENTE, uma coletânea de fotografias sobre os mais variados temas. Funcionou como meu primeiro portfólio e com ele as oportunidades de trabalho profissional surgiram. Em seguida veio o livro ATACAMA. Uma das viagens mais intensas que já vivi. O equipamento sofreu debaixo daquela poeira finíssima, das tempestades de areia e do frio congelante. Aprendi a fotografar usando luvas e suportar a rarefação do ar a mais de 4.000 metros de altitude.

Agora é a vez do PATAGÔNIA. Argentina e Chile em pouco mais de 20 dias. Paisagens belíssimas como os GLACIARES, as ilhas repletas de pinguins, as altas montanhas e seus picos, destinos clássicos para os caminhantes e escaladores. Minha pequena e preciosa coleção de 3 livros ! A tiragem ? 3 exemplares, um de cada ! Rs. São meu orgulho e muito mais, imagens que testemunham minhas andanças e meus prazeres: viajar e fotografar !

 


Leia mais»

Se eu VÔO você vem comigo !

untitled-52

O piloto GUI GAMA realizando o engate do passageiro

Em janeiro de 2010 realizei uma expedição pela América do Sul  e  decidi decolar de parapente do vulcão Osorno – Chile.  Durante a gravação de um VÍDEO eu disse: se eu voar você vem comigo !  Desde então, quando faço vôos especiais lembro-me da frase e o momento oportuno para repeti-la finalmente chegou.

Leia mais»

PATAGÔNIA

Fim de tarde em PUERTO NATALES, CHILE

Um sonho realizado ! Em breves palavras é assim que descrevo minha jornada pela PATAGÔNIA. Foram 20 dias registrados em diário de viagem que pretendo transformar em um post no blog: NAS ASAS DA HARPIA.  Poucas roupas, basicamente aquelas que usamos para enfrentar o frio.  Uma máquina fotográfica, duas lentes e um tripé. Disposição para caminhar muito, fotografar também, mas a PATAGÔNIA me ensina uma lição: o clima aqui NUNCA é previsível ! Foram dias dedicados a percorrer parques nacionais deslumbrantes como o LOS GLACIARES na Argentina e TORRES DEL PAINE no Chile, entretanto as condições de LUZ para retratar toda aquela beleza raramente foram as ideais. Compreendi e aceitei a condição que o lugar me impôs. Desfrutei de cada trilha e de cada “mirador”,  fiz as devidas pausas para descanso e contemplação e pude elevar-me até os picos mais altos, de corpo e alma.

Leia mais»

Maquiar, casar e festejar no mesmo espaço: comodidade, conforto e segurança !

 Ela quer casar e te contrata para documentar  TUDO: making-of, cerimônia e recepção !  Até aí a satisfação do fotógrafo está garantida, mas tem um detalhe: making-of é na zona leste da cidade, cerimônia na zona oeste e a recepção na zona sul ! É muito importante que no planejamento do evento os casais fiquem atentos à questão do deslocamento dos profissionais da fotografia e dos convidados. É grande o risco de atraso se considerarmos a possibilidade do trânsito dificultar o acesso aos locais, além da demora para encontrar uma vaga de estacionamento. Junte-se a isso a possibilidade de um assalto, afinal todo o equipamento de fotografia profissional que carregamos vale uma pequena fortuna e já existem quadrilhas organizadas para esse tipo de furto.

Nesses 3 anos de atuação no mercado de casamentos percebo que felizmente é cada vez maior o número de eventos em  que TUDO se concentra em um único local. Há muitas vantagens: evitam-se atrasos e contratempos que comprometem a cobertura fotográfica, a montagem do equipamento é feita uma única vez,  há mais tempo para que o fotógrafo possa avaliar o potencial do ambiente e assim definir com calma o local para as fotos dos pais e padrinhos. Há também maior interação com os profissionais do cerimonial que detalham as etapas do evento.

Leia mais»

Bouquet : Lançar ou não lançar, eis a questão !

Na fotografia de casamentos existem momentos especiais e que por essa razão precisam ser registrados com o máximo de precisão e uma boa dose de arte. Um deles é o lançamento do bouquet. Aquele arranjo sairá das mãos de uma noiva animadíssima, voará numa trajetória muitas vezes difícil de prever e cairá em meio a um grupo de convidadas alucinadas para concretizar o sonho de agarrá-lo !

Vanessa estava próxima das amigas. Lançou bem para o alto ! Perfeito !

Leia mais»
Página 1 de 612345...Última »